Hub Insights | Março 2024

Hub Insights | Março 2024

Os primeiros meses do ano sempre reservam um momento para algum exercício de futurologia, a partir da análise de cenário e projeções de investimentos, produtos e assuntos que pautarão este novo período. Assim, diversas empresas entre agências de comunicação, consultorias de tendências e comportamento do consumidor, analistas financeiros e experts em tecnologia dividem com o …

Os primeiros meses do ano sempre reservam um momento para algum exercício de futurologia, a partir da análise de cenário e projeções de investimentos, produtos e assuntos que pautarão este novo período. Assim, diversas empresas entre agências de comunicação, consultorias de tendências e comportamento do consumidor, analistas financeiros e experts em tecnologia dividem com o público os seus relatórios.

Nesta edição do HUBINSIGHTS, tiramos um momento para observar algumas dessas publicações e destacar nas próximas páginas algumas das tendências que se repetem com mais frequência e que, acreditamos, serão bem importantes para 2024.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CONTINUA SENDO A BOLA DA VEZ

Foi o assunto mais comentado de 2023 – aqui mesmo sempre tivemos pelo menos um tópico em cada relatório dedicado ao tema – e vai continuar sendo em 2024: não há como escapar da Inteligência Artificial (IA). Contudo, se em 2023 a ideia era apresentar a tecnologia e suas possibilidades, o novo ano já traz desafios e pressões: como o seu negócio vai implantar esta tecnologia?

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

O assunto amadureceu rápido: 2024 começa com uma série de soluções em IA para os mais diversos mercados e indústrias. Você sabia que já contamos com ferramentas exclusivas que ajudam a turbinar a criatividade e a responder de maneira mais precisa aos desafios reputacionais?

PORÉM…

Em momentos como este, é até esperado que diversos produtos e soluções ganhem apenas um “banho de loja” e passem a prometer IA. Seguimos acompanhando a evolução da tecnologia para sermos um parceiro de nossos clientes em separar o joio do trigo em 2024.

DIZER QUE A EMPRESA INVESTE EM ESG NÃO SERÁ SUFICIENTE EM 2024

Um resumo do cenário: as pessoas em geral estão aflitas com as mudanças climáticas e os impactos da devastação de ecossistemas, as notícias não arrefecem, entidades e cientistas cobram empresas e governos por ações mais enfáticas. O espaço para dizer “estamos fazendo a nossa parte”, “investimos em ESG” ou “temos metas” diminuiu. Há um natural cansaço da sociedade porque o problema continua aumentando. No entanto, ainda é preciso comunicar a resposta a estes desafios e 2024 exigirá novas abordagens.

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

Um novo direcionamento de comunicação significa que temos oportunidades para explorar. Podemos aqui pensar em como evoluímos o briefing: de divulgar um relatório de sustentabilidade para criar uma campanha que traduza o impacto positivo da indústria no dia-a-dia das pessoas.

PORÉM…

Tal abordagem também exigirá mais investimentos em comunicação, uma vez que o tema requer recorrência e interessa a cada vez mais pessoas. Em jargões de nossa área de comunicação, uma questão de aumentar o alcance e a frequência que é solucionada com campanhas integradas em múltiplas frentes.

A OPORTUNIDADE DE RESGATAR E APROFUNDAR RELACIONAMENTOS

São variados os motivos, são variados os relacionamentos: as pessoas se distanciaram em momentos de pandemia, trabalho remoto e polarização política; empresas enfrentaram dificuldades econômicas e logísticas, levando a uma diminuição de oferta e variedade de produtos; as interações estão cada vez mais mediadas pela tecnologia. Talvez nunca estivemos tão afastados neste século como agora. E 2024 reserva a oportunidade de reconexões.

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

Esta é uma daquelas tendências que abrem um mundo de possibilidades para marcas: quem conseguir criar uma conexão verdadeira, humanizar mesmo as relações mediadas pela tecnologia e oferecer parceria nas dificuldades e anseios terá facilmente se tornado uma love brand.

PORÉM…

Da mesma maneira que as pessoas podem querer relacionamentos mais profundos e humanos, podem estar mais vacinadas para approaches com ares de enganação. E para muitas marcas, a história de conexão com as pessoas talvez precise ser contada aos poucos, com passos iniciais, para que a construção.

Hub Insights