A nona edição do Radar COP30, boletim mensal do Grupo Burson Brasil, atualiza o cenário ambiental às vésperas da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro em Belém, no Estado do Pará.
Atualizações
A contagem regressiva para a COP30 intensifica a pressão sobre os países para apresentarem planos climáticos mais consistentes. Em carta enviada a quase 200 governos, secretário- executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), Simon Stiell, reiterou que as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) são o principal instrumento para garantir a implementação do Acordo de Paris e alinhar esforços à meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C. Somente 17% dos países apresentaram suas novas metas. Evidências científicas também apontam que alguns limites planetários foram ultrapassados e comprometem a resiliência do sistema terrestre, ameaçando a estabilidade das sociedades.
Diante da urgência por ações concretas no combate às mudanças climáticas, a Semana do Clima de Nova York, realizada no final de setembro, adotou o slogan ‘Chegou a hora’, marcando o início dos debates sobre temas centrais para as negociações que ocorrerão em Belém.
