A sexta edição do Radar COP30, boletim mensal do Grupo Burson Brasil, apresenta o panorama das políticas ambientais no período que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).
Atualizações
Proteção dos ecossistemas
O governo brasileiro anunciou recentemente um plano para zerar o desmatamento na Amazônia até 2030, com ações como a criação de um sistema de rastreamento de produtos agropecuários e o uso de inteligência financeira para identificar madeireiros e criadores de gado ilegais. O plano ajudará o Brasil a cumprir suas metas estabelecidas em um pacto de 2021, assinado com mais de 140 países.
A COP30 será a primeira conferência do clima realizada na Amazônia, o que torna essas notícias políticas especialmente relevantes. No entanto, o Cerrado, no centro do Brasil – a savana mais biodiversa do mundo – continua sob pressão, respondendo por mais da metade da área desmatada em 2024, segundo o Relatório Anual de Desmatamento do MapBiomas.
Outra ameaça em escala global aos ecossistemas e à biodiversidade é a poluição plástica. indicam que, até 2040, o volume de resíduos plásticos no meio ambiente aumentará 50%. Lançado em junho, na Conferência das Nações Unidas sobre Oceanos (UNOC), o oferece uma plataforma pública com dados atualizados e soluções para enfrentar essa questão urgente.
Ana Toni, CEO e Diretora Executiva da COP30, destacou que e defendeu investimentos em soluções baseadas nos oceanos e zonas costeiras para combater a mudança climática, durante a UNOC na França.
