Bem-vindo à terceira edição do Radar COP30, o boletim mensal do Grupo Burson no Brasil, sobre a Conferência Climática da ONU programada para novembro de 2025 na cidade de Belém, Pará.
Atualizações
Presidente da COP30 divulga 1o comunicado.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, convoca países, empresas
e comunidades a agir. Em sua primeira carta oficial para direcionar as discussões e ações entre os 197 países signatários da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climáticas, ressalta a importância do multilateralismo nesse momento crucial.
As partes não-estatais, grupo que inclui o setor privado, serão recrutadas para implementar soluções em pontos estratégicos “onde pequenas mudanças podem resultar em grandes impactos no comportamento de sistemas complexos.”
Para a ONG World Wildlife Fund-Brasil, o potencial da COP30 como um marco para ações climáticas efetivas requer a convocação de todos os setores da sociedade global para agir de maneira conjunta e coordenada. Mas considera que o documento carece de aprofundamento em como será a implementação em setores específicos, bem como a gradual eliminação
da exploração e consumo de combustíveis fósseis, e a transição e erradicação das emissões de gases de efeito estufa nas atividades de agricultura e uso da terra.
O Greenpeace disse ao jornal O Globo que o embaixador acertou ao afirmar que a falta de ambição dos países diante da crise climática “será julgada como falta
de liderança, pois não haverá liderança global no século 21 que não seja definida pela liderança climática.”
