Radar COP 30 | Outubro 2025

Radar COP 30 | Outubro 2025

A décima edição do Radar COP30, boletim mensal do Grupo Burson Brasil, apresenta o panorama das políticas ambientais no período que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

A décima edição do Radar COP30, boletim mensal do Grupo Burson Brasil, atualiza o cenário ambiental às vésperas da próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro em Belém, no Estado do Pará.

Atualizações

A caminho de Belém

O financiamento climático, condição para que as metas climáticas sejam alcançadas, foi o principal tema levado pela presidência da COP30 para a Pre-COP, reunião realizada em Brasília em outubro considerada preparatória para a conferência de Belém. O encontro, que reuniu representantes de 67 países, entre China, Alemanha e França, buscou antecipar e neutralizar possíveis impasses que poderiam comprometer as negociações.

Como demonstração de liderança, o Brasil apresentou o Fundo Florestas Tropicais para Sempre, modelo de financiamento baseado na remuneração pela conservação das florestas. O governo brasileiro lançou também o “Compromisso de Belém pelos Combustíveis Sustentáveis” (Belém X), que prevê quadruplicar a produção e o uso de energias limpas até 2035, uma proposta que aposta em soluções como hidrogênio verde, biocombustíveis e combustíveis sintéticos para acelerar a redução da dependência global de combustíveis fósseis.

Mais uma vez, houve um forte apelo ao multilateralismo e à cooperação internacional, apontados como a única forma de transformar acordos em resultados concretos. O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Simon Stiell, enfatizou ser necessário “responder de forma clara e firme ao que os dados e a ciência mais recentes indicam” e “mostrar que o multilateralismo climático continua entregando, com resultados”.

Continue lendo nossa news aqui.

Radar COP 30