Hub Insights | Outubro 2024

Hub Insights | Outubro 2024

A cada novo Hub Insights, as tecnologias da Inteligência Artificial (IA) dão um novo salto. E não é diferente nesta edição: a Google lançou a ferramenta que é a sensação dos últimos dias. O NotebookLM  reúne grandes quantidades de texto e dados em anotações curtas e... em uma conversa. Isso mesmo: o resumo vem em formato de podcast, em que duas vozes dialogam e destacam os pontos importantes daquilo que a ferramenta recebeu para interpretar.

“OBA, UM PODCAST”: NotebookLM torna-se a IA do momento

A cada novo Hub Insights, as tecnologias da Inteligência Artificial (IA) dão um novo salto. E não é diferente nesta edição: a Google lançou a ferramenta que é a sensação dos últimos dias. O NotebookLM  reúne grandes quantidades de texto e dados em anotações curtas e… em uma conversa. Isso mesmo: o resumo vem em formato de podcast, em que duas vozes dialogam e destacam os pontos importantes daquilo que a ferramenta recebeu para interpretar.

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

Impressiona a qualidade da conversa (por enquanto, apenas em inglês), feita em tom muito natural, como num podcast. Já há casos de autores lançando programas sobre as suas obras para atingir um público além de leitores em plataformas de áudio. São novos programas 100% produzidos pelo NotebookLM.

PORÉM…

É claro, houve quem não gostasse da ideia de ter as suas obras resumidas neste formato, pelo fato de alimentar os dados da IA, ou por facilitar a monetização alheia em detrimento da dos autores. E na lista de empregos que poderiam ser substituídos pela IA estão os podcasters. Longe de previsões definitivas. Mas são algumas camadas para o debate de como adotar de maneira responsável novas possibilidades.

SOCIAL AI: ONDE TODO MUNDO PODE SER UM INFLUENCER DE SUCESSO

Sim, ganhar dinheiro, ficar rico enfim. Muitos produtores de conteúdo sonham com os milhões de seguidores, com as altas taxas de engajamento que determinam um influencer de sucesso. Contudo, sabe-se que muitos seguidores das principais redes sociais são, na verdade, bots com os mais variados intuitos. Eis que surge então a Social AI, uma “rede social” em que 100% dos seus seguidores são bots equipados com Inteligência Artificial (IA).

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

Num app disponível por enquanto apenas para IOS, a “rede” oferece “infinitos seguidores” para engajar com tudo o que você postar. E não é possível seguir ninguém: o conteúdo alheio não é visível. É como se o ChatGPT de repente virasse a timeline do Twitter: tudo ali fica entre uma pessoa e a máquina que simula a multidão. Todos terão (ou pelo menos poderão fingir que têm) seus 15 minutos de fama gratuitamente. Num misto de curiosidade e bom-humor, foi um dos tópicos mais repercutidos pela imprensa de tecnologia norte-americana nos últimos dias.

PORÉM…

Seria uma piada bem elaborada? Uma crítica ao nosso comportamento social? Uma fonte inesgotável de sátiras? Para o fundador da empresa, trata-se da busca por bem-estar no uso das redes sociais, cuja promessa já recebeu investimentos de 3 milhões de dólares. É de se fazer pensar um pouco no estado atual de nossas interações sociais.

A IMPROVÁVEL, MAS POSSÍVEL HISTÓRIA DA VOLTA DO TWITTER?

Uma história difícil de acreditar, mas é verdade: a Cards Against Humanity – empresa por trás do famoso e homônimo jogo de cartas – está processando a SpaceX, de Elon Musk, por ter invadido suas terras no Texas, que foram adquiridas com o único intuito de dificultar para a administração do então presidente Donald Trump a construção do muro na fronteira entre EUA e México. A empresa cobra US$ 15 milhões, mas aceita como pagamento o site Twitter.com.

OLHA, ISSO É INTERESSANTE…

O processo é mais um PR Stunt da Cards Against Humanity. A própria compra do terreno foi uma ativação que contou com doações (crowdfunding ou vaquinha, em bom português) para ser realizada. No mínimo para ficar de olho porque, tal qual o jogo pelo qual é responsável, a empresa Cards Against Humanity parece levar o humor até as últimas consequências.

PORÉM…

Já pensou se for essa a história que resgate a rede social Twitter de sua fase X? Histórias sobre compras em valores exorbitantes de empresas que acabaram ou foram revendidas a preços bem mais baixos não faltam. Mas é pouco provável que esta história inusitada tenha esse desfecho. Mesmo que a SpaceX seja condenada, o valor da multa é  0,03% do valor pago por Elon Musk pela rede social em 2022.

Hub Insights